O PQC - Programa de Qualidade Contábil é um programa criado pelo SESCON-RS e SESCON Serra Gaúcha, que visa fortalecer e reconhecer as organizações contábeis do Rio Grande do Sul, pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da gestão e aumento dos resultados. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Baseado no compartilhamento de know-how entre as gestões dos sindicatos e também em resultados de experiências semelhantes fora do estado, o PQC valoriza a ética, a criatividade e o desempenho dos associados O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. O MEG está alicerçado por um conjunto de conceitos denominados Fundamentos da Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais e consequentes resultados, que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

  • Aprimoramento dos processos internos e estrutura
  • Capacitação e atualização profissional
  • Diferencial de mercado
  • Atualização de acordo com as mudanças do mercado e a globalização do setor
  • Fidelização dos clientes
  • Qualidade nos serviços prestados
  • Novas tendências de atuação
  • Melhoria contínua nos serviços prestados
  • Aumenta o nível de organização interna da Empresa
  • Possibilita conhecer e melhorar os processos importantes para a conformidade do serviço
  • Aumenta o controle da Direção e a produtividade
  • Melhora a transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências
  • Redução dos custos com retrabalho
  • Aumento da competitividade, com custo mais baixo
  • Aumento da satisfação dos Clientes

O PQC, está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado. As possibilidades de participação são:

  • 1º estágio: Participação
  • 2º estágio: Uma Estrela
  • 3º estágio: Duas estrelas
  • 4º estágio: Três Estrelas
  • 5º estágio: Quatro Estrelas
  • 6º Estágio: Cinco Estrelas

Para cada estágio estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de participação, nos estágios dois (2) a seis (6), as organizações terão que se submeter a uma avaliação por uma Comissão Organizadora e Avaliadores Externos isentos e independentes.Ao atingir os requisitos básicos exigidos por cada estágio, a empresa participante receberá o certificado e a permissão para utilizar o selo referente ao seu nível atual dentro do Programa, observando os parâmetros legais, de identidade visual e período de vigência (12 meses a partir da certificação).