O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

 


REGULAMENTO-PQCRS_2022.pdf

Checklist para Cinco Estrelas Diamante.pdf

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

O PQC-RS, está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado. 

A tabela abaixo indica as possibilidades de participação e a maturidade da gestão esperada de uma empresa reconhecida, de acordo com cada estágio, considerando suas práticas de gestão e resultados:  

Estágio

Práticas de Gestão

Resultados

1

PARTICIPANTE

Organizações que estão dispostas a iniciar a prática da gestão como forma de buscar melhores resultados.

Empresas que normalmente não tem a cultura da medição para análise de desempenho, mas estão dispostas a iniciar.

2

1 ESTRELA

Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, jamais utilizaram o Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão.

Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC.

3

2 ESTRELAS

Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, estão em início de utilização do Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão.

Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC, histórico de medição de resultados e busca de informações comparativas.

4

3 ESTRELAS

Enfoques preliminares com início de desenvolvimento e implementação de práticas de gestão, conduzido pela Liderança. Práticas no mínimo, adequadas à maioria dos requisitos abrangendo a maioria das áreas, processos, produtos e ou partes interessadas pertinentes. Início de práticas de aprendizado já gerando melhorias.

A maioria dos resultados relevantes apresentados são decorrentes da aplicação das práticas implementadas e pelos menos já alguns apresentam melhorias. Início de uso de referenciais comparativos em alguns resultados.

5

4 ESTRELAS

Início de enfoques sistêmicos, conduzidos pela Liderança, com desenvolvimento e implementação das práticas de gestão coerentes com as estratégias e objetivos, adequadas a muitos dos requisitos já apresentando atendimento proativo para alguns destes requisitos. As práticas de gestão possuem aplicação continuada e abrangendo a maioria dos processos/ áreas/ produtos ou serviços, sendo evidenciadas algumas melhorias decorrentes do aprendizado.

Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, alguns com melhoria, sendo o desempenho igual ou superior em algumas das informações comparativas pertinentes.

6

5 ESTRELAS

Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à maioria destes requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado na maioria destas práticas.

 

Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os estratégicos, e desempenho igual ou superior às informações comparativas pertinentes.

7

5 ESTRELAS

DIAMANTE

Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à quase todos os requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado em quase todas as práticas.

Estabilidade no Sistema de Gestão com evidência de melhoria contínua e busca do estado da arte.

 

Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os referentes a clientes, pessoas e processos. E o desempenho da maioria destes resultados é igual ou superior às informações comparativas pertinentes.

SIMULE AQUI QUAL MODALIDADE QUE SUA EMPRESA SE ENQUADRA: 

 

Diagnostico de Gestão.xlsx

CAPACITAÇÕES

 


EXIGÊNCIA DE HORAS HOMEM DE CAPACITAÇÃO:

A comprovação de capacitação da equipe, de acordo com a exigência em cada nível, será obrigatória para que a candidata possa ser premiada,  além dos cursos obrigatórios do programa. 

REQUISITOS LEGAIS

Participação

Uma Estrela

Duas Estrelas

Três Estrelas

Quatro Estrelas

Cinco Estrelas

Cinco Estrelas Diamante

Não exigido

X

 

 

 

 

 

 

7 horas por func. no ano

 

X

 

 

 

 

 

10 horas por func. no ano

 

 

X

 

 

 

 

12 horas por func. no ano

 

 

 

X

 

 

 

15 horas por func. no ano

 

 

 

 

X

 

 

20 horas por func. no ano

 

 

 

 

 

X

 

25 horas por func., sendo pelo menos 5 horas focadas em gestão.

 

 

 

 

 

 

X



EXIGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DOS MULTIPLICADORES DA GESTÃO

Para que a candidata possa ser premiada é obrigatória a capacitação de Multiplicadores da Gestão, baseada no número de funcionários, conforme regulamento. 

 

INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTO:

  

MODALIDADE

INSCRIÇÃO

AVALIAÇÃO EXTERNA

 

ASSOCIADO

NÃO ASSOCIADO

ASSOCIADO

NÃO ASSOCIADO

1. PARTICIPANTE

R$ 500,00

R$ 750,00

-

-

2. UMA ESTRELA

R$ 500,00

R$ 750,00

-

-

3. DUAS ESTRELAS

R$ 500,00

R$ 750,00

R$ 1.600,00

R$ 2.000,00

4. TRÊS ESTRELAS

R$ 500,00

R$ 750,00

R$ 1.600,00

R$ 2.000,00

5. QUATRO ESTRELAS

R$ 500,00

R$ 750,00

R$ 1.600,00

R$ 2.000,00

6. CINCO ESTRELAS

R$ 500,00

R$ 750,00

R$ 1.600,00

R$ 2.000,00

7- CINCO ESTRELAS (MANUTENÇÃO)

R$ 500,00

R$ 750,00

R$ 1.200,00

R$ 2.000,00

8- CINCO ESTRELAS (DIAMANTE)

R$ 900,00


R$ 1.800,00


 
   

A partir da modalidade 2 estrelas a empresa necessitará  obrigatoriamente de auditoria externa conforme acima, pago na segunda etapa do processo.

*  Não estão inclusas eventuais despesas de alimentação, hospedagem e deslocamento, quando o(s) avaliador(es) não forem da cid

Simulador Empresas Não Associadas-2022.xlsx

Simulador Empresas Sócias-2022.xlsx